Perfil de franqueado: como saber se você possui?

O mercado de franquias tem crescido muito nos últimos anos. Prova disso são os dados obtidos da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que demonstra um aumento de 7,1% de franquias abertas em 2018 em relação ao ano anterior. Contudo, para investir nesse setor, é necessário ter o perfil de franqueado.

A receita desse mercado movimenta mais de R$ 170 bilhões. Dessa forma, a franquia é altamente vantajosa, mas deve-se avaliar as características para atuar no segmento de franchising e ser bem-sucedido. Sendo assim, saiba qual é o perfil esperado e se você se encaixa nele. Boa leitura!

Quais as principais características do perfil de franqueado?

Quem determina as capacidades primordiais para determinada franquia é o franqueador. Para isso, é preciso saber quais as habilidades e competências necessárias, bem como conhecimentos, experiências e disponibilidade que o investidor deve ter para gerir o negócio, visto que um erro nessa etapa pode prejudicar todo o negócio e a marca. No entanto, os perfis dos franqueados são distintos de acordo com a franquia, mas há alguns que são comuns. Por isso, saiba abaixo quais são e se estão adequados a você.

Ser disciplinado

Disciplina é essencial para tudo na vida, e no ramo de franquia não é diferente, porque o sucesso dependerá também de seu comprometimento. Isso é importante devido ao modelo de negócio estabelecido pelas franqueadoras, que fazem um acompanhamento constante.

Há atividades que devem ser seguidas à risca como o design de ponto de vendas, balanços financeiros, atendimento ao cliente, manutenções e uma visão de negócio condizente com a marca. Dessa forma, não se pode descumprir as cláusulas nem o contrato.

Desenvolver um perfil de gestor

Nem todo franqueado tem perfil de investidor. O relevante é saber gerenciar a empresa e ser um líder para alavancá-la. Embora a franquia já tenha sua marca consolidada, bem como os produtos, ela não deixa de envolver riscos e comprometimento para que haja sucesso.

Desse modo, é necessário conhecer os conceitos de administração e marketing, gestão de despesas e custos, fluxo de caixa e táticas para fazer a marca crescer com segurança. Ou seja, na prática, terá de fazer o fechamento do caixa, o inventário do estoque, os relatórios financeiros, entre outras tarefas.

Ter organização

Esse ponto é primordial para atuar nesse setor. Antes de tudo, faça um planejamento de curto, médio e longo prazo, com metas e objetivos a serem alcançados. Não se esqueça de que eles devem ser tangíveis.

Além disso, tenha um orçamento para saber o quanto e como poderá investir em cada processo da aquisição da franquia. Uma dica é usar a tecnologia, pois existem aplicativos e recursos que ajudam a controlar as finanças e até mesmo a organizar sua agenda, aumentando a motivação. Outro exemplo é ordenar as documentações e guardá-las para quando precisar.

Focar em resultados

Como as franquias precisam de uma dedicação especial na linha operacional e no papel de gestor, manter o foco em resultados é considerada uma das competências mais relevantes de um empreendedor. Sendo assim, é importante entender que determinada coisa precisa ser feita no menor tempo possível e com ética para atingir o resultado.

Por exemplo, em seu planejamento, há a meta de vender X produtos no mês. Logo, para que os vendedores atinjam esse propósito, você deverá criar incentivos e proporcionar ferramentas para motivá-los a oferecer a mercadoria para mais clientes e desenvolver novas oportunidades de vendas. Por isso, é preciso também focar nos colaboradores, nas equipes e em líderes para alcançar o que é desejado.

Manter a estabilidade emocional

Estabilidade emocional significa saber gerenciar crises, como reclamações constantes de clientes sobre algo e ter um olhar direcionado para as oportunidades do negócio, bem como novas ideias para melhorar a franquia. Nesse quesito, entra uma boa comunicação entre franqueado e franqueador.

Portanto, caso não tenha algumas dessas habilidades solicitadas para o perfil de franqueado, é possível desenvolvê-las e melhorar as que já tiver. Dessa maneira, faça uma análise de suas capacidades e abra uma franquia com a qual se identifica.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa franquia que daremos todas as informações necessárias.

O que é preciso para escolher e abrir uma franquia de sucesso?

Que empreendedor não sonha em abrir uma franquia que dê certo? De olho no sucesso na hora de investir, veja neste infográfico dicas importantes para você acertar em seu negócio.

Pesquise bem o mercado e a franquia

Quem não está por dentro das tendências do mercado pode se sair mal. Pesquise os ramos que estão em alta e também a franquia que pretende adquirir.

Conheça o apoio oferecido ao franqueado

Antes de fechar negócio com uma franquia, observe o que é oferecido ao franqueado, de produtos a consultorias, em todos os momentos. Esse diferencial auxilia no sucesso do empreendimento!

Planeje as suas finanças

O planejamento é fundamental. Reserve um capital de giro para pelo menos oito meses. Assim, a sua franquia vai ter fôlego para sobreviver equilibrando receitas e despesas.

Escolha um ponto comercial atrativo

Cada franquia exige um determinado tipo de ponto comercial. Analise o seu mercado e escolha um local atraente e que esteja próximo do público-alvo.

Invista no atendimento ao cliente

De nada adianta um grande investimento se não houver atendimento de qualidade. Atualmente, os consumidores estão exigentes e dão preferência aos locais que estão sintonizados com seus desejos.

Domine o ramo de atividade

Dominar o ramo da franquia escolhida é essencial no sucesso do negócio. Portanto, um economista, certamente, se sairia bem como um franqueado de uma empresa de serviços financeiros.

Viu como é preciso fazer vários estudos antes de abrir uma franquia? Que tal conhecer uma empresa que é sucesso há mais de 20 anos no mercado? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais!

 

EMPRESTA NA MÍDIA: FRANQUIAS- MERCADO É OPÇÃO PARA MULHERES CONQUISTAREM INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Mulheres já são responsáveis por quase metade dos negócios do setor

O mercado de franquias continua em expansão nos últimos anos. Para se ter uma ideia, no segundo trimestre de 2019, o segmento cresceu 5,9% em relação ao mesmo período de 2018. E essa área está chamando muita atenção das mulheres, que, cada vez mais, optam pelo franchising como uma alternativa para abrir seu próprio negócio.

Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são responsáveis por quase metade dos negócios desse setor e, entre os fatores que contribuem para o crescimento desse número, estão algumas características comuns entre elas, como maior habilidade de se comunicar e a presença de um comportamento colaborativo dentro do ambiente de trabalho.

Oportunidade

A possibilidade de flexibilidade de horários é algo que chama atenção tanto de homens quanto de mulheres, mas elas, muitas vezes, precisam associar o trabalho a outras tarefas ainda majoritariamente comuns entre o público feminino. “É bastante comum encontrar mulheres que desejam ter independência financeira, ou que após o período de licença maternidade, enfrentam dificuldades para reingressar no mercado de trabalho. Esses são apenas alguns dos motivos que despertam nelas o interesse em abrir o próprio negócio”, declara Douglas Andrade, gerente da rede de franquias Empresta Bem Melhor.

Por que investir no franchising?

Será que abrir uma franquia realmente é a melhor opção? Esse é um questionamento que muitas empreendedoras se fazem. O fato é que iniciar um negócio do zero requer inúmeros processos. Enquanto isso, no franchising, existe toda uma rede de suporte completa oferecida pela franquia que promove maior segurança para o empreendimento. “Isso também contribui para a estabilidade do negócio, já que os resultados dependerão principalmente da aplicação assertiva da marca e gerenciamento correto”.

Escolha certa

Porém, para realmente colher bons frutos, é preciso conhecer e ter alguma afinidade com o segmento da franquia. “É comum encontrar pessoas que decidem abrir negócios de segmentos que não possuem relação nenhuma com seus interesses e isso pode comprometer os resultados e, até mesmo, a qualidade do serviço oferecido”, completou o gerente. “Estar ciente da carga horária que será demandada pelo empreendimento também é indispensável para a escolha correta. E, claro, ter conhecimento dos custos necessários para começar e manter o negócio”, finalizou.

Motivação de funcionários na franquia: por onde começar?

Para obter sucesso em qualquer negócio, o empreendedor precisa oferecer recursos que contribuam com a motivação dos colaboradores. Afinal, eles serão uma espécie de cartão de visitas, pois estarão frente a frente com os clientes.

Com o objetivo de auxiliar a sempre manter um clima harmonioso dentro da franquia escolhida, selecionamos algumas dicas que devem sempre ser priorizadas em seu estabelecimento. Confira!

Por que a motivação de funcionários deve ser priorizada?

Funcionários motivados ajudam qualquer empresa a crescer. Isso porque eles trabalham com mais positividade, são gentis e se esforçam para encontrar soluções.

Assim, os clientes ficam mais satisfeitos, ocorre o aumento da produtividade, redução dos custos e otimização do tempo. No entanto, para atingir essa situação, o franqueado precisa tomar algumas atitudes, como as que mostraremos agora.

Ofereça benefícios extras

Além do salário, vale-alimentação e transporte, sempre é importante oferecer benefícios extras, como um plano odontológico ou médico. Pode ser ainda descontos em academias, clubes ou até um vale-cultura. Assim, a motivação dos funcionários estará sempre em evidência, pois eles se sentirão valorizados pela franquia.

Premie os melhores funcionários

Premiar o funcionário do mês é um excelente método para motivar a equipe. Dessa maneira, os colaboradores vão agir proativamente de olho no reconhecimento. É importante oferecer prêmios, como um abono no salário ou até um vale-compras.

Crie metas

As metas são importantíssimas para nortear o trabalho, inclusive projetando crescimento dos funcionários dentro da franquia. No entanto, é preciso ter cautela no momento de defini-las.

Isso porque elas podem ser motivo de frustração se não forem alcançáveis, podendo inclusive afastar os bons profissionais. Com isso em mente, crie metas desafiadoras, mas que possam ser alcançadas por quem se organizar adequadamente sem causar estresse ou outros problemas emocionais.

Ouça os funcionários

A motivação dos funcionários também necessita que o gestor ouça o outro lado. Portanto, lembre-se sempre de se atentar aos questionamentos, críticas e sugestões, bem como de agir para saná-las. Dessa forma, o clima ficará mais harmonioso, evitando conflitos ou até mesmo processos judiciais por conta de alguma falha não esclarecida de uma maneira saudável.

Invista em um ambiente acolhedor

Se o funcionário chegar para trabalhar e encontrar o banheiro sujo, os equipamentos desorganizados e com defeitos, certamente vai ficar desestimulado. Para evitar que isso aconteça, mantenha a organização em dia, assim como os ambientes limpos e propícios à qualidade de vida. É preciso que o colaborador se sinta bem no ambiente em que vai passar 1/3 do dia.

Implante programas de desenvolvimento

Motivar hábitos de sucesso é fundamental no processo de estímulo dos funcionários. A franquia Empresta, por exemplo, promove um programa ao longo de um ano com o objetivo de criar bons hábitos, exercitando a força de vontade, a importância dos grupos de apoio para autoconhecimento e autodeterminação, entre outros.

Com ações que enfatizam a gratidão, o elogio, o aprendizado, muitos colaboradores estão fazendo a diferença, demonstrando uma excelente evolução. Assim, eles se conhecem mais, ficam mais motivados e ainda recebem recompensas. São atitudes que melhoram o atendimento e a satisfação dos clientes, ou seja, contribuem com o sucesso da franquia.

Portanto, invista também na motivação de funcionários e faça com que sua franquia esteja sempre na vanguarda no meio de atuação.

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EMPRESTA NA MÍDIA: Quais os impactos da nova Lei de Franquias para o setor?

Com o objetivo de trazer mais transparência, nova lei pode ser uma porta de entrada para investir no negócio próprio

Nos últimos anos, não é novidade que o franchising se tornou uma das grandes apostas da economia mundial e, principalmente, no Brasil. Dados liberados constantemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que os números são cada vez mais positivos e a expectativa é que o setor cresça ainda mais nos próximos anos. Se por um lado, essa é uma excelente notícia para franqueados e franqueadores, por outro, é necessário manter cada vez mais cuidados para que os dois lados continuem sendo beneficiados. Foi exatamente com esse objetivo que começou a valer, no fim do ano passado, a nova Lei de Franquias.

A lei sancionada em dezembro de 2019, entra em vigor, no Brasil, a partir de março de 2020. Porém, devido a algumas mudanças, diversas dúvidas começam a surgir sobre a eficácia do novo texto dedicado ao franchising. “Os franqueadores e franqueados ficaram com pouco mais de dois meses para se adaptarem a nova lei. Isso pode ter causado um pouco de receio, mas, na realidade, ao entender a legislação  é possível perceber que ela vem em ótimo momento e irá auxiliar no crescimento e nos resultados do setor para todas as partes”, declarou o gerente de rede de franquias da Empresta Bem Melhor e especialista em gestão estratégica de negócios, Douglas Andrade.

O que muda com a nova Lei de Franquias?

A Nova Lei de Franquias (Lei n.° 13.966/2019) chega para revogar e substituir a antiga lei promulgada em 1994 (Lei nº 8.955/94). Com o novo texto sancionado pelo Presidente da República, as franquias precisam se adequar e colocar as novas regras em vigor até março desse ano. Douglas Andrade explica que a nova lei vem em um ótimo momento, principalmente, para que os investidores possam ter acesso mais informações, transparência e segurança jurídica relacionado aos processos do franchising.

O especialista comenta que as principais mudanças estão relacionadas as regras de concorrência territorial, transferência, prazos contratuais e de renovação, multas e indenizações, sendo necessário ter a COF (Circular de Oferta Franquia) ainda mais transparente e objetiva. “Outro ponto positivo que a lei resolve é a antiga discussão sobre sublocação do ponto comercial pelo franqueador ao franqueado. Agora teremos regras específicas para isso e ambas as partes estarão seguras ao fechar um negócio”, completou.

Sobre a Empresta Bem Melhor

Especializada em soluções financeiras, a Empresta Bem Melhor é uma rede de franquias presente em 8 estados, além do Distrito Federal. Seu objetivo é prestar serviços financeiros de forma segura e transparente para superar as expectativas dos clientes, parceiros e colaboradores, com lucratividade. Para conhecer mais, acesse: franquiaempresta.com.br

Fonte: Douglas Andrade, gerente da rede de franquias Empresta Bem Melhor. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e Pós Graduação em gerenciamento de projetos (franquiaempresta.com.br).

reportagem: http://jornalbh360.com.br/noticias/2020/02/quais-os-impactos-da-nova-lei-de-franquias-para-o-setor/

Como funciona uma franquia? Tire suas dúvidas

Entender como funciona uma franquia é essencial para quem deseja empreender no setor. O modelo de franchising é muito bem aceito no país, pois, apesar de ter algumas particularidades, é bastante seguro e tem altas chances de sucesso.

Existem diversos tipos de franquia, desde aquelas que oferecem serviços de limpeza até de medicina e estética. Então, podemos dizer que há modelos para todos os perfis de empreendedores.

Neste post, vamos explicar como funciona uma franquia, falar um pouco sobre valores de investimento e sobre outros pontos importantes para quem deseja investir nesse modelo de negócio. Vamos lá?

O que significam os principais termos usados no franchising?

Há diversos termos utilizados nessa área que devem ser dominados por quem deseja abrir uma franquia. Vamos conhecer os principais deles?

Franquia

Franquia ou franqueadora é a empresa dona da marca da rede de franquias. Ela transfere os direitos de uso de sua imagem e do modelo de negócio criado por sua empresa para outros empreendedores, que devem seguir seus padrões estabelecidos pela marca.

Franqueado

O franqueado é o empreendedor que foi autorizado pela franqueadora a implantar uma unidade e distribuir seus produtos e/ou serviços. Ele é responsável pela abertura da franquia e por sua administração, além de ter que zelar pela reputação da marca.

Taxa de franquia

Trata-se de um valor cobrado pela franqueadora para que o empreendedor possa abrir o negócio. Essa cobrança é feita uma vez e é o maior investimento que o franqueado tem para iniciar as atividades.

COF (Circular de Oferta de Franquia)

Documento fornecido pela franqueadora que tem informações sobre a operação da franquia, questões jurídicas e econômicas. Nele, constam todas as obrigações do franqueado e as exigências da franqueadora em relação à cessão do direito de uso da marca.

Royalties

É uma taxa cobrada mensalmente sobre o valor do faturamento bruto do negócio. O valor é informado em contrato e depende do tipo de franquia e da marca. Algumas empresas não cobram esse valor do franqueado.

Quanto é preciso investir e como é a lucratividade?

Agora que você sabe como funciona uma franquia, é preciso entender sobre valores de investimento. Bom, isso depende do tipo de negócio que vai abrir. Existem modelos de microfranquias com valores abaixo de R$ 10 mil reais e marcas maiores que pedem investimento superior a R$ 1 milhão de reais.

O faturamento do negócio também depende do tipo de franquia e do empenho do franqueado. A Franquia Empresta, por exemplo, tem taxa que varia entre R$ 40 e R$ 70 mil reais, dependendo do tamanho da cidade e a receita bruta dos franqueados é em média de R$ 25 mil por mês.

Como é o suporte prestado pela franqueadora?

A franqueadora oferece todo o apoio ao franqueado, desde a escolha do ponto comercial até o treinamento sobre a gestão do negócio. Os funcionários também são treinados para oferecer o padrão de qualidade no atendimento estabelecido pela marca.

Além disso, a franqueadora deve fornecer materiais para orientar os franqueados sobre o funcionamento do negócio. Estes ainda contam com consultores especializados, que ajudam no crescimento da empresa.

O suporte oferecido pela Franquia Empresta é tanto para o setor operacional quanto comercial durante toda a vigência do contrato.

Qual é a diferença entre uma franquia e outros modelos de negócio?

Uma franquia é um modelo de negócio que já foi testado e aprovado. Então, o empreendedor só deve seguir o padrão desenvolvido pela franqueadora. Já em outros tipos de negócio, você cria sua empresa do zero e desenvolve seu próprio plano de negócios.

Agora que você já sabe como funciona uma franquia, pode cogitar a ideia de investir nesse tipo de negócio. Com foco, trabalho árduo e determinação, o sucesso é somente uma questão de tempo.

Gostou do post sobre o funcionamento de uma franquia? Que tal descobrir agora como escolher o melhor modelo de franquia para você?

EMPRESTA NA MÍDIA: Franquias: tire do papel o sonho de começar o próprio negócio em 2020

Mercado de serviços é uma das apostas para esse ano

Empreender é o sonho de muita gente. Afinal, ser dono do próprio negócio possui muitos benefícios. Porém, essa habilidade exige conhecimento e, na maioria das vezes, a parte burocrática e a definição de todos os processos desanima quem está em busca desse objetivo. Mas, para 2020, uma solução promete fazer ainda mais sucesso que nos anos anteriores: o mercado de franquias.

Conhecido por ser um setor em forte expansão no país, as franquias possuem números otimistas para o ano que começou. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising  (ABF), apenas no terceiro trimestre de 2019, este mercado cresceu mais de 6%. Em 2020, a estimativa da ABF é que esse número seja ainda maior.

Enquanto isso,  o número de pessoas que querem obter um negócio próprio também aumenta. O relatório Brazil Digital Report, divulgado no início de 2019, feita pela McKinsey em parceria com o Brazil at Silicon Valley, mostra que o Brasil é um país empreendedor. De acordo com o estudo, 39% dos brasileiros são donos do próprio negócio.

Oportunidade

Apesar das projeções otimistas, o gerente de rede de franquias da Empresta Bem Melhor e especialista em gestão estratégica, Douglas Andrade, explica que um dos pontos que causam dúvida entre muitos empreendedores iniciantes são os diversos processos envolvidos em abrir o próprio negócio. “Infelizmente, nem todos tem acesso à informação necessária ou, muitas vezes, possuem maior dificuldade em entender e definir as diversas etapas do processo de consolidação de uma empresa. Isso faz com que os empreendimentos fechem com poucos meses de existência”, completou.

No entanto, Douglas destaca que um dos principais motivos do franchising fazer cada vez mais sucesso é exatamente a facilidade que os investidores encontram em tirar do papel seus desejos. “As franquias possuem uma formatação pré-definida. Então, todo o processo burocrático relacionado à operação e aos processos da marca já são definidos. Portanto, o franqueador que está começando não terá que se preocupar com todas essas demandas e poderá focar nos resultados”, indicou.

Dicas

Para quem não sabe como escolher a melhor área para começar, o especialista orienta que o primeiro passo é definir qual segmento deseja seguir. “Isso deve ser feito a partir do seu perfil. Veja qual é a área que mais combina com seus objetivos e, principalmente, uma franquia com a qual você se identifique em princípios e expectativas”.

Entre os segmentos mais promissores, o gerente destaca a área de Serviços, que, atualmente, está entre os que mais crescem no país, de acordo com a ABF. “Com a área de serviços você terá acesso a diversas possibilidades. Além de ter várias opções de trabalho e variados tipos de marcas, é possível investir com o capital que achar melhor, levando em consideração a sua necessidade”.

Sobre a Empresta Bem Melhor

Especializada em soluções financeiras, a Empresta Bem Melhor é uma rede de franquias presente em 8 estados, além do Distrito Federal. Seu objetivo é prestar serviços financeiros de forma segura e transparente para superar as expectativas dos clientes, parceiros e colaboradores, com lucratividade. Para conhecer mais, acesse:  www.franquiaempresta.com.br

Fonte: Douglas Andrade, gerente da rede de franquias Empresta Bem Melhor. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos.

Veja como definir metas para a sua franquia!

É comum que empreendedores em início de carreira tenham dúvidas sobre como definir metas para sua franquia. No entanto, ter objetivos claros sobre seu negócio é essencial para que você consiga direcionar melhor as ações necessárias para alcançar o resultado desejado.

Contudo, para que as metas de seu negócio sejam válidas, é preciso fazer um bom planejamento, pois mais importante do que ter objetivos é traçar metas que estejam de acordo com a realidade de seu negócio. Neste artigo, vamos dar 4 dicas de como fazer isso. Confira!

1. Trabalhe com as metas SMART

A ferramenta SMART é um método inteligente para definição de metas. Ela funciona como um checklist no qual cada meta é verificada e avaliada a fim de que se conclua se ela tem os requisitos necessários para chegar ao resultado desejado.

Por meio da ferramenta SMART, você consegue criar metas específicas, identificar se ela é atingível e relevante para sua empresa. Além disso, esse método ainda permite constatar se aquele objetivo é mensurável, afinal criar uma meta que não pode ser medida dificultará o acompanhamento do desempenho.

2. Pesquise sobre o mercado para criar metas relevantes

Como está o mercado de franquias no ramo em que você atua? As vendas estão boas ou a concorrência está tendo dificuldades para vender seus produtos? Procurar respostas para essas e outras perguntas é essencial para saber como definir metas para seu negócio.

Não adianta querer triplicar o faturamento em 3 meses se o mercado no qual você está inserido não tem demanda o suficiente — é preciso ter visão estratégica. Traçar metas alcançáveis e de acordo com a realidade de seu negócio é a melhor forma de não se frustrar e alcançar os resultados desejados. Outro fator imprescindível é estabelecer um prazo para que as metas criadas sejam alcançadas.

3. Crie planos de ação

Depois de estabelecer as metas para sua franquia, é hora de criar planos de ação. Essa etapa consiste em um conjunto de medidas adotadas que vão contribuir para que a empresa tenha resultados satisfatórios.

Esses planos incluem quais estratégias de marketing serão adotadas, em quais canais de comunicação as ações serão feitas, quanto será o investimento para atingir as metas desejadas, entre outras decisões importantes. Depois de fazer todo o plano, vale fazer uma análise da viabilidade de cada para verificar se serão realmente úteis para o negócio.

4. Acompanhe os resultados

Depois de fazer todos os passos até agora citados, é hora de acompanhar os efeitos de suas ações. A mensuração permite que você tenha uma visão clara de quais ações estão dando os melhores resultados, quais estratégias precisam ser reformuladas e quais devem ser descartadas para que os objetivos sejam alcançados.

Agora que você sabe como definir metas para sua franquia, não perca tempo: faça um bom planejamento e coloque-o em prática. Dessa forma, você aumenta as vendas de sua empresa, expande seus negócios e pode virar referência para outros franqueados do ramo em que atua.

Gostou das dicas? Confira também nosso artigo sobre como fazer um plano de negócios para alavancar o crescimento de sua empresa!

Por que vale a pena ter uma franquia de correspondente bancário?

Quem está pensando em abrir um negócio no segmento financeiro conta com um fator muito importante no cenário atual: a constante queda da taxa básica de juros, a Selic. Após ser cortada para 5% ao ano, a projeção do Banco Central é de que ela feche 2019 em 4,5%. Na prática, como a Selic influencia as outras taxas de juros quando está mais baixa, há um estímulo ao consumo e à tomada de empréstimos e financiamentos.

E se as pessoas procuram mais por crédito, aumenta também a demanda por empresas que oferecem esse tipo de serviço. Contudo, todo segmento tem as suas vantagens e desafios, e o financeiro não é diferente. Vamos listar, neste artigo, alguns fatores para você avaliar na hora de abrir a sua franquia de correspondente bancário. Acompanhe!

Os desafios de ser um correspondente bancário por conta própria

Todo empreendedor, em qualquer área, encontra percalços ao abrir um negócio, principalmente em fase inicial. É comum nos depararmos com os vários pontos positivos e os negativos. Porém é preciso colocar na balança o que pesa mais, para conseguir tomar a melhor decisão para o seu futuro como empreendedor. Listamos alguns desses pontos, confira!

Lentidão de processos operacionais

As propostas dos clientes são submetidas ao sistema de análise de crédito da instituição bancária e, por isso, os correspondentes dependem do processo burocrático para liberação das respostas. Devido ao grande número de envio simultâneo, há risco de congestionamento e de consequente demora do retorno sobre a aprovação ou não da oferta.

Vulnerabilidade diante das oscilações da economia

Essa desvantagem abrange dois aspectos principais: os juros cobrados podem oscilar de acordo com a taxa básica de juros — como explicado no início do texto —, o que pode impulsionar ou diminuir a demanda por crédito pela população.

As vantagens do sistema de franquias

Uma opção para quem quer atuar no segmento e driblar essas principais dificuldades é abrir uma franquia financeira. Confira as vantagens do sistema de franquias e coloque todos os detalhes na ponta do lápis antes de fazer a sua escolha!

Apoio da franqueadora

Ao abrir uma franquia, você tem o direito de utilizar uma marca já consolidada no mercado. Por isso, vai sempre contar com o apoio da franqueadora e ter todo o respaldo e suporte para abrir o negócio com a empresa. Isso contribui para que os empreendedores não fiquem perdidos, como pode acontecer em um negócio que está começando do zero.

Além disso, o empreendedor tem a oportunidade de trocar experiências com outros franqueados. Ou seja, ele nunca está sozinho nessa empreitada.

Velocidade de expansão

As franqueadoras costumam investir muito em planos de expansão, desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu negócio. E como elas já têm a expertise de mercado, desenvolvem estudos e projeções, e voltam seus esforços para o crescimento da marca. Este é um ponto muito positivo para todas as unidades associadas a ela.

Ou seja, optar por uma franquia de correspondente bancário é uma forma interessante de aproveitar os retornos que este mercado pode proporcionar, tendo suporte para lidar com as dificuldades encontradas por correspondentes que atuam por conta própria.

Quer tirar outras dúvidas sobre como abrir uma franquia financeira? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o assunto!

Conheça as principais franquias com retorno rápido

Pensando em abrir o próprio negócio? Busca retorno rápido, de no máximo 36 meses para recuperar o investimento inicial e ainda render um lucro? As franquias são um modelo de negócio já testado, o que torna a recuperação do aporte mais previsível.

Inclusive, há redes que garantem a restituição do capital em prazos que não ultrapassam um ano, pois demandam um baixo investimento. Antes de optar, é necessário realizar uma pesquisa do nicho de atuação e do seu perfil de empreendedor para que possa fazer a escolha certa. Veja neste artigo algumas opções para que possa investir em franquias com retorno rápido. Boa leitura!

Franquias com retorno rápido para você investir

O mercado já acumula um crescimento de 7% no setor de franquias neste ano, o que é satisfatório diante dos problemas enfrentados na economia brasileira. Porém, a escolha de um negócio não está ligada somente à questão financeira. É necessário ter afinidade com o setor que busca atuar e verificar se existe oportunidade para explorá-lo comercialmente.

Além disso, é preciso atentar-se à proposta e à promessa da franqueadora quanto ao cálculo de retorno e ao valor de investimento inicial. Você deve analisar as possíveis receitas, despesas fixas e variáveis, conversar com o franqueador e com outros franqueados para entender como funciona a abertura de uma franquia.

Franquia de saúde

Escolher uma franquia de sucesso não é fácil, mas muitas estão ligadas à área de serviços e comércio, como as franquias de saúde, que sempre estão com sua demanda aquecida, pois a saúde pública brasileira não tem perspectiva de melhora a curto prazo.

Logo, ela encontra brechas para oferecer serviços com custos até 40% mais baixos do que os cobrados por clínicas e convênios particulares. Isso permite que a população possa pagar por uma consulta ou exame com mais qualidade do que os encontrados no Sistema Único de Saúde.

Assim, você pode optar por clínicas odontológicas, atendimento médico sem mensalidade, empresa que fornece cuidadores para crianças, adultos e idosos, entre outras possibilidades. Esses investimentos podem variar de R$ 19 mil a R$ 500 mil com retorno de seis a 36 meses.

Franquia fitness

Ainda pensando na saúde, existem as franquias fitness, que têm objetivo de proporcionar o emagrecimento e definição muscular para pessoas que têm pouco tempo para fazer exercícios físicos.

Assim, os circuitos variam entre 20 e 30 minutos, com treinos de alta intensidade para os alunos gastarem calorias e acelerarem o metabolismo. O investimento para essas franquias vai desde R$ 45 mil a R$ 130 mil e o retorno leva de seis a 24 meses aproximadamente.

Franquia de alimentação

As franquias de alimentação estão atrás somente da saúde, segundo a Associação Brasileira de Franchising, e têm ótimas perspectivas para 2020, sendo uma boa oportunidade para quem pretende investir em um negócio.

Isto pode ser comprovado mediante levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constatou um aumento de gastos com alimentação fora de casa na média de 32,8% (R$ 215,96) entre 2017 e 2018. Logo, investir na área é uma boa alternativa, pois há franquias com valores iniciais de R$ 15 mil a R$ 100 mil e devolução de capital entre 12 e 24 meses. 

Franquia financeira

As franquias financeiras trazem a vantagem de o investimento inicial ser baixo em relação a outros setores, já que o franqueado da área de crédito e seguros terá a função de corretor. Dessa forma, prospectará os clientes e fará a intermediação dos processos entre a financeira e o tomador de crédito ou segurado.

Esse mercado é promissor, pois o Banco Central conseguiu estabilizar a taxa Selic em 6,5% depois de muitas quedas. Com juros mais baixos, se torna favorável para a população contratar empréstimos e realizar seus sonhos.

O investimento varia entre R$ 7 mil e R$ 80 mil e a restituição do aporte leva de seis a 24 meses. Agora que você conheceu os benefícios e valores de cada segmento de franquias com retorno rápido, terá condições para avaliar qual é mais vantajosa e a que melhor combina com seu perfil.

Antes de dar a cartada final, entenda por que investir em uma franquia financeira é a melhor opção.