Você sabe o que é Perfil do Franqueado?

Você sabe o que é Perfil do Franqueado?

Você tem perfil do franqueado?

Ao pensar em abrir uma franquia, pode surgir a dúvida de qual é o perfil ideal para ser um franqueado. Afinal de contas…você tem o perfil ideal para abrir uma franquia?

Antes de qualquer coisa é importante ter em mente que o mercado de franquias é bem diversificado. Isso significa que não existe uma fórmula mágica com todas as características que o franqueado precisa ter. O conjunto de habilidades necessárias vai depender de cada perfil e de cada segmento. E até porque, cada franqueado é único!

Um fator essencial é que o franqueado entenda o modelo de seu negócio e saiba vender seus produtos. Persuasão é muito importante neste ponto para o perfil do franqueado. Além disso, existem outras  características fundamentais para todos os franqueados, como:

Franqueado e sua equipe

Em qualquer segmento de negócio temos a certeza de que o franqueado vai trabalhar com pessoas. Mesmo que ele não lide diretamente com os clientes, terá contato com sua equipe. Por isso o franqueado precisa desenvolver uma comunicação clara e objetiva.

Além disso, o franqueado deve saber como gerenciar conflitos. Lembre-se que o problema não é o desentendimento em si, mas como lidar com ele. É interessante enxergar cada situação de desavença como uma oportunidade de fortalecer e melhorar o relacionamento entre a equipe.

Ao pensar em trabalhar com pessoas, o franqueado precisa ter capacidade de liderança, ser motivado e fazer com que seus funcionários se sintam incentivados a trabalhar. Pense que uma equipe motivada trabalha melhor, vende mais, e assim, gera mais lucro.

Por dentro do assunto

Um erro do franqueado é achar que depois de abrir uma franquia, a parte de fazer pesquisas acabou. O franqueado esperto está antenado ao mercado e às suas oportunidades. Ele pensa em como importantes ações podem interferir no seu negócio e se planeja. Além disso, é sempre bom buscar aprimorar suas habilidades administrativas e de relacionamento pessoal. Resumindo, o franqueado deve buscar conhecer tudo sobre o seu negócio, mercado e equipe.

Disciplina e planejamento

Desde o início o franqueado precisa de um bom planejamento e muita disciplina para executar o que foi projetado. Também é necessária organização para controlar os gastos e pensar no fluxo financeiro. Só assim ele poderá se preparar caso haja algum imprevisto.

Dica bônus: Apoio da franquia

O interessante de algumas franquias é quando elas auxiliam e acompanham de perto toda a trajetória do franqueado desde o início. A Franquia Empresta, por exemplo, tem um planejamento de abertura de franquias onde disponibiliza apoio profissional, técnico e até psicológico para assegurar que o franqueado esteja preparado para começar o negócio.

Se você pensa em investir numa franquia que não oferece aos seus franqueados o devido apoio, pule fora. A Franquia Empresta, além do apoio inicial, acompanha seus franqueados durante todo o processo, promovendo encontros anuais e disponibilizando auxílio sempre que o franqueado precisar.

Se você tem o Perfil do Franqueado, entre em contato conosco. A Franquia Empresta terá prazer em te conhecer e tirar todas as suas dúvidas sobre o processo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *