Saiba como fazer um planejamento financeiro empresarial de sucesso!

Ter uma boa gestão financeira do negócio faz toda a diferença para alcançar o sucesso. Em 2018, mais de 64 mil empresas brasileiras declararam falência e notícias como essa amedrontam muitos empreendedores.

Por isso, criar um plano financeiro é fundamental para gerar resultados. Com ele, você consegue se preparar para os meses de menor faturamento e estruturar o crescimento da sua empresa. Acompanhe o nosso passo a passo para montar um planejamento financeiro empresarial com excelência.

Entenda a situação da empresa

O principal objetivo de fazer um planejamento financeiro empresarial é conhecer as receitas e despesas da sua empresa. Assim, é mais fácil criar uma projeção econômica do empreendimento. Ele também é fundamental para proporcionar clareza sobre situações, como:

  • média de faturamento;
  • estimativa de lucro;
  • períodos propícios à escassez;
  • prazo de retorno sobre investimento, entre outros.

Então, faça um diagnóstico atual do seu negócio, porque isso vai ajudar na tomada de decisão. Analisar o balanço patrimonial também é fundamental para compreender melhor sobre os ativos e passivos.

Controle suas operações

O plano financeiro da sua empresa precisa começar antes de iniciar o próximo ano. Um programa anual dividido por períodos ajudará a compreender as expectativas do negócio.

Planilhas e sistemas financeiros são ótimas ferramentas de apoio nesse processo, uma vez que conseguem organizar as informações e gerar relatórios atualizados. Informatizar esses dados vai ajudar na clareza e economizar tempo ao colher os informes.

Crie uma estimativa de custos e despesas para que os demonstrativos financeiros proporcionem uma visão estratégica de todo o empreendimento. Contudo, além de anotar os dados, também é preciso acompanhá-los para evitar surpresas indesejadas.

Analise o mercado

A influência da macroeconomia também precisa ser considerada. O posicionamento de mercado em relação aos concorrentes é um fator relevante para essa análise. Portanto, acompanhe as novidades da área, tendências de mercado e crises políticas.

Além disso, é essencial construir bons relacionamentos com fornecedores de confiança. Esse poder de negociação facilita na conquista de propostas atrativas e preços melhores.

Crie um plano de metas

Estabelecer metas anuais ajuda a manter o foco. Por isso, comece o ano estabelecendo um alvo que precisa ser almejado por todos os setores. Para isso, projete quais metas precisam ser realizadas de modo a alcançar o objetivo. Ao criar um plano de metas, considere esses passos:

  1. determine um objetivo para a empresa;
  2. estabeleça as metas necessárias;
  3. elabore um cronograma estratégico;
  4. execute as ações para alcançá-lo;
  5. mensure os resultados.

Mantenha as contas sob controle

Como empreendedor, você deve monitorar os valores a pagar e a receber do negócio, logo, acompanhe todos os registros de gastos. Crie métodos de organização para gerenciar todos os pagamentos, por exemplo:

  • separar as operações por data de vencimento;
  • fazer listas diárias contendo as contas a pagar;
  • antecipar pagamentos;
  • agendar débitos automáticos;
  • criar alertas em sistemas e aplicativos.

Além disso, considere manter as despesas essenciais ao avaliar a necessidade de gastos, principalmente das que são negociadas a prazo. Revisar a conciliação bancária da sua empresa também ajuda no acompanhamento das movimentações da conta.

Então, lembre-se de conhecer mais a fundo sobre sua empresa para conseguir criar ações que ajudem a fazer o controle financeiro. Assim, será mais fácil criar um comparativo com o cenário externo para estabelecer suas metas. Tudo isso ajudará no seu planejamento financeiro empresarial para conquistar resultados e melhorar as oportunidades de negócios.

Ter um plano financeiro é fundamental, porém, sem organização pessoal se torna um desafio. Então leia nosso outro artigo e saiba como organizar sua vida financeira e ter uma reserva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *