Saiba como elaborar uma análise SWOT para abrir sua empresa!

Um bom planejamento é fundamental para o começo de toda empresa, tendo em vista que pode identificar características do negócio que, às vezes, não parecem tão evidentes. É neste momento que a análise SWOT faz toda a diferença.

A análise SWOT — ou matriz FOFA — é uma metodologia que pode ajudar você a tomar decisões estratégicas. Por meio dela, é possível fazer um diagnóstico do negócio e identificar desafios e viabilidades. Ela consiste em quatro quadrantes com o objetivo de analisar tanto os fatores internos, que permeiam o empreendimento, quanto os externos.

Esse método é um ótimo aliado na abertura de qualquer negócio, portanto, saiba, neste artigo, como elaborar uma análise SWOT para começar sua empresa.

Monte um quadrante

Antes de começar, é preciso criar um quadrante, de modo a dividi-lo em dois ambientes na horizontal:

  • ambiente interno: forças e fraquezas;
  • ambiente externo: oportunidades e ameaças.

Os fatores internos são aqueles que podem ser controlados na própria estratégia do negócio. Já os externos são situações ligadas ao mercado em que não é possível controlá-los por meio da gestão do empreendimento.

Para criar uma análise SWOT consistente, é vital ter boa fonte de dados. Alguns exemplos são:

  • jornais;
  • fóruns;
  • revistas;
  • pesquisas com dados recentes;
  • redes sociais dos concorrentes;
  • blogs do segmento;
  • opinião de especialistas;
  • sites de reclamação, entre outros.

Avalie as forças internas

O primeiro passo é conhecer melhor os pontos fortes e fracos do negócio. Para isso, você precisa levantar o maior número de dados possível para obter informações atualizadas e consistentes.

Liste as forças

Nesta etapa, você deve listar as características do negócio que identifica como pontos positivos. Então, perceba as particularidades que são diferentes do mercado, por exemplo:

  • know how dos profissionais;
  • qualidade dos produtos ou serviços;
  • tempo de atendimento, entre outros.

Identifique as fraquezas

Todo empreendedor precisa compreender melhor sobre o segmento no mercado. Por isso, nesta etapa é fundamental listar os atributos do negócio em que você percebe a necessidade de melhorias. Alguns exemplos podem ser:

  • falta de equipe suficiente para atender rápido;
  • demora na entrega devido ao estoque enxuto;
  • identidade visual confusa, entre outros.

Analise as forças externas

O segundo passo é identificar os fatores de mercado que podem interferir nos resultados da sua empresa. Nesta etapa, você precisa entender melhor o que o mercado já oferece e identificar características que ainda não foram exploradas.

Considere as ameaças

Analise os desafios que podem ser encontrados no mercado. Assim, questões como diferencial competitivo dos concorrentes e tendências de mercado são cruciais para obter essas informações, como:

  • cenário político;
  • riscos do negócio;
  • fatores sociais e tecnológicos, entre outros.

Examine as oportunidades

Agora é o momento de perceber os fatores externos que podem influenciar o negócio de forma positiva. Então, faça uma lista das vantagens que sua empresa terá em relação às propostas do mercado, tais como:

  • fraquezas da concorrência;
  • fatores políticos e econômicos;
  • parcerias e recomendações, entre outros.

A análise SWOT é uma ótima oportunidade para entender o contexto do empreendimento, por ser um método flexível em qualquer situação e acessível a qualquer pessoa. Por isso, ela é recomendada tanto para abrir um negócio, quanto para uma empresa já constituída. É uma poderosa ferramenta  para ajudar os empreendedores a tomarem decisões e criar planos pensando no seu desenvolvimento.

Após montar o quadrante e seguir nossos passos, você vai ter uma clareza maior de como elaborar uma análise SWOT para abrir sua empresa e colocar seu planejamento em prática.

Se você quiser entender mais sobre como ter um empreendimento de sucesso, leia também o post “O que é franquia? Entenda agora mesmo o modelo de negócio!“.

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