Por que investir em uma franquia financeira? Descubra as vantagens

Muitos brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio e deixar de ter um chefe. E como empreender não é uma tarefa muito fácil, e muitos têm medo de começar e dar tudo errado, existe uma boa opção: investir em uma franquia.

A franquia é uma solução para quem deseja arriscar, mas com a consciência e a segurança de que aquele negócio está dando certo. Então, o ideal é seguir o modelo que está já presente no mercado. Porém, pode surgir a indecisão: em qual tipo de franquia é interessante investir?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os empreendedores e, por isso, vamos explicar o motivo pelo qual uma franquia financeira é um bom negócio para você. Continue a leitura deste artigo para entender!

O que é uma franquia financeira e como ela funciona?

Uma franquia financeira é uma empresa do setor econômico que oferece serviços como empréstimos, financiamentos, consórcios, consignados e crédito pessoal. Na grande maioria dos casos, seus clientes são pessoas físicas, principalmente das classes B e C.

Este é um modelo de negócio que tem tornado mais fácil o acesso ao crédito às pessoas comuns, realizando seus objetivos, pois, até poucos anos, esse alcance só era possível quando se recorria a grandes instituições financeiras.

As franquias financeiras atuam como intermediadoras entre instituições e clientes, facilitando para que ambos consigam efetivar os seus objetivos. Esse modelo de negócio conta com o respaldo de empresas que, muitas vezes, já têm um nome forte no mercado.

Por que investir em uma franquia financeira?

O modelo de franquia, por si só, já se mostra um bom negócio para empreendimentos, pois o novo empresário entra para o mercado contando com o reconhecimento, a confiança e credibilidade de uma rede. Além disso, no segmento financeiro, abrir uma franquia tem seus vários benefícios. Confira alguns que listamos!

Baixo investimento

Um dos pontos positivos de investir em uma franquia financeira é que ela não requer altos investimentos como aluguéis caros de salas e condomínios em locais estratégicos. Você pode ter uma sala ou um ponto modesto em que seja possível começar, com valores a partir de R$40 mil.

Além disso, como a franquia funciona como uma intermediária entre financeira e cliente, não há necessidade de ter estoques, não exige grande maquinário e uma estrutura além daquela ideal para realizar serviços de forma rápida e atendendo bem ao cliente.

Sem sazonalidade

Todos os dias e durante todo o ano as pessoas procuram por crédito para realizar seus sonhos e objetivos. Com isso, os serviços financeiros não dependem de época certa para acontecer ou apresentar bons resultados, como no comércio, por exemplo.

Outro fator importante que se relaciona com essa vantagem é que, atualmente, existem no país mais de 8 milhões de microempreendedores individuais e este número só vem aumentando. Somente nos últimos cinco anos, ele cresceu em mais de 120%, segundo o Portal do Empreendedor.

E você não tem dúvidas de que, quanto mais empreendedores estão surgindo no Brasil, mais pessoas estão saindo da informalidade e mais aumenta a procura por crédito e financiamento próprio, não é mesmo?

Alta rentabilidade

Por estar sempre em alta, a oferta de crédito se torna uma solução vantajosa para os donos da franquia, pois, além de não ter tempo ruim para o tipo de negócio, quem realiza os empréstimos e financiamentos é a associação bancária. Ou seja, esse é um negócio promissor.

Então, o gasto por parte do empreendedor é com despesas internas, contratação de pessoal e com o local onde a empresa irá funcionar, depois de estabelecida, a instituição conseguirá gerar fluxo de caixa e ter o retorno esperado.

Rápido retorno

Com a facilitação do acesso a crédito à população e pelo tipo de serviços que são oferecidos, há crescente procura, ocasionando o retorno rápido do valor investido. Os serviços são ofertados como uma alternativa para fugir da morosidade dos grandes bancos, então, a franquia oferece o crédito de maneira rápida e menos burocrática.

Uso de marca já consolidada

Essa é uma das principais vantagens quando o assunto é franquia, principalmente que oferece serviços financeiros, pois os clientes gostam de procurar por marcas já reconhecidas no mercado e sabem que são empresas fortes, aumentando as suas chances de relacionamento e, consequentemente, de vendas. A marca já entrega valor e confiança para seus clientes.

Suporte contínuo

Outro fator que atrai muitos investidores para empreenderem com franquias financeiras é o fato de poderem contar com suporte da franqueadora sempre que for preciso, tendo mais segurança e comodidade para eventuais emergências.

Treinamento especializado

Além do suporte e assistência ao parceiro franqueado, muitas franqueadoras também oferecem treinamentos específicos para que o processo e o modo de trabalho seja seguido pelas empresas, adotando uma linha única de atendimento.

Este é um diferencial, pois os clientes apreciam quando são oferecidos bons modelos de atendimento e que se tornam referência de excelência pelo mercado.

Consultoria e plano de negócios

Quando uma franqueadora investe realmente nos seus parceiros que abrirão suas franquias, ela oferece sua experiência de mercado, contribuindo para uma melhor orientação ao empreendedor, que é novo no mercado.

Também oferece auxílio para elaboração do plano de negócio proposto pela empresa, para melhor segurança e controle dos resultados em prol do sucesso das franquias. São analisados, em conjunto, os números e propostas ações de melhorias, em caso de necessidade.

Entendeu como uma franquia pode lhe trazer inúmeras vantagens em relação a abrir um negócio totalmente do zero? O ideal é que você estude o mercado, entenda como está a economia da sua cidade e pesquise bastante antes de abrir sua empresa, independentemente do nicho que escolher.

Contudo, com as vantagens acima, você já conseguiu perceber os motivos pelos quais uma franquia financeira pode ser a resposta para seus questionamentos e o melhor negócio para você, certo?

Quer tirar outras dúvidas e conversar com especialistas para entender ainda mais como funciona o mercado de franquias e, principalmente, as franquias que lidam com serviços financeiros? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *