Perfil de empreendedor: saiba o que é preciso para ter sucesso!

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. E, mesmo com as dificuldades, a expectativa do Sebrae é de que surjam mais de um milhão de novos empreendimentos em 2019.

No entanto, somente ter uma boa ideia não é o bastante para gerir um negócio. Uma pessoa com perfil de empreendedor tem habilidades que contribuem no dia a dia e ajudam a superar os desafios.

Se você quer descobrir quais as principais características para que um empreendedor alcance o sucesso, continue esta leitura.

Ser capaz de tomar decisões

O empreendedor precisa analisar constantemente o mercado, de modo a encontrar oportunidades. Além disso, é importante que ele tenha criatividade para conseguir trazer novas ideias alinhadas à visão estratégica do negócio.

Antes de decidir, o empreendedor precisa avaliar todas as alternativas. Para isso, ter visão holística de todo o contexto possibilita tomar a melhor decisão, a fim de implantar as mudanças necessárias. Além disso, o senso crítico vai ajudá-lo a se antecipar aos problemas, e a visão estratégica, a lidar com situações desfavoráveis — como uma crise econômica.

Ter coragem para lidar com os desafios

Outra habilidade essencial é a iniciativa própria. Quando isso acontece, o empreendedor não espera que outras pessoas digam o que ele precisa fazer, porque corre atrás das informações e descobre meios de lidar com seus desafios.

Por isso, é fundamental que o empreendedor seja um entusiasta com vontade de trabalhar — o negócio depende diretamente da iniciativa dele.

Além disso, uma das principais características que difere alguém com perfil de empreendedor dos demais é a disposição em assumir riscos. Caso contrário, o aspirante vai desistir na primeira dificuldade.

Inspirar confiança ao liderar

O empreendedor precisa ser o líder da equipe e conhecer cada integrante para saber delegar funções de acordo com o perfil. Por isso, assumir todas as tarefas para si, em vez de reconhecer os mais capacitados, pode comprometer o resultado do negócio. Assim, o papel do líder é direcionar, acompanhar e motivar a equipe a dar o melhor de si.

No entanto, antes de motivar outras pessoas, é preciso desenvolver a autoliderança — já que a equipe tende a espelhar-se no líder. Ter autoconfiança na capacidade de gerir o projeto e acreditar na visão do negócio é pré-requisito para todo empreendedor.

Planejar ações e ter foco

Ter clareza sobre onde quer chegar e o que fazer para alcançar esse objetivo é uma característica vital do empreendedor. Com base nisso, ele consegue criar estratégias fundamentais para alcançar as metas da visão do negócio.

Além disso, novos métodos precisarão ser criados à medida que determinados procedimentos não trouxerem resultados. Neste momento, a capacidade de planejamento ajudará o empreendedor a organizar melhor os processos produtivos e entender as alterações necessárias, por análises externas e internas. Logo, é fundamental saber lidar com as mudanças.

Ser dedicado e persistente

Muitos obstáculos surgirão ao longo do caminho e a dedicação e persistência ajudarão o empreendedor a vencê-los. Assim, as circunstâncias contrárias não o impedem de alcançar o sucesso.

O comprometimento com a visão do negócio permite que ele tenha disposição para realizar sacrifícios e colocar a mão na massa, se for preciso. A exigência pela qualidade do serviço e a eficiência nos processos farão o negócio avançar.

Você deve ter notado que ter o perfil de empreendedor faz muita diferença para um negócio dar certo. Então, aproveite para identificar quais dessas características você já tem e busque desenvolver as demais. Afinal, uma boa ideia de negócio precisa de uma boa liderança.

Agora que você já conhece as habilidades ideais para ser um empreendedor de sucesso, que tal informar outras pessoas compartilhando este artigo nas suas redes sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *