Motivação de funcionários na franquia: por onde começar?

Para obter sucesso em qualquer negócio, o empreendedor precisa oferecer recursos que contribuam com a motivação dos colaboradores. Afinal, eles serão uma espécie de cartão de visitas, pois estarão frente a frente com os clientes.

Com o objetivo de auxiliar a sempre manter um clima harmonioso dentro da franquia escolhida, selecionamos algumas dicas que devem sempre ser priorizadas em seu estabelecimento. Confira!

Por que a motivação de funcionários deve ser priorizada?

Funcionários motivados ajudam qualquer empresa a crescer. Isso porque eles trabalham com mais positividade, são gentis e se esforçam para encontrar soluções.

Assim, os clientes ficam mais satisfeitos, ocorre o aumento da produtividade, redução dos custos e otimização do tempo. No entanto, para atingir essa situação, o franqueado precisa tomar algumas atitudes, como as que mostraremos agora.

Ofereça benefícios extras

Além do salário, vale-alimentação e transporte, sempre é importante oferecer benefícios extras, como um plano odontológico ou médico. Pode ser ainda descontos em academias, clubes ou até um vale-cultura. Assim, a motivação dos funcionários estará sempre em evidência, pois eles se sentirão valorizados pela franquia.

Premie os melhores funcionários

Premiar o funcionário do mês é um excelente método para motivar a equipe. Dessa maneira, os colaboradores vão agir proativamente de olho no reconhecimento. É importante oferecer prêmios, como um abono no salário ou até um vale-compras.

Crie metas

As metas são importantíssimas para nortear o trabalho, inclusive projetando crescimento dos funcionários dentro da franquia. No entanto, é preciso ter cautela no momento de defini-las.

Isso porque elas podem ser motivo de frustração se não forem alcançáveis, podendo inclusive afastar os bons profissionais. Com isso em mente, crie metas desafiadoras, mas que possam ser alcançadas por quem se organizar adequadamente sem causar estresse ou outros problemas emocionais.

Ouça os funcionários

A motivação dos funcionários também necessita que o gestor ouça o outro lado. Portanto, lembre-se sempre de se atentar aos questionamentos, críticas e sugestões, bem como de agir para saná-las. Dessa forma, o clima ficará mais harmonioso, evitando conflitos ou até mesmo processos judiciais por conta de alguma falha não esclarecida de uma maneira saudável.

Invista em um ambiente acolhedor

Se o funcionário chegar para trabalhar e encontrar o banheiro sujo, os equipamentos desorganizados e com defeitos, certamente vai ficar desestimulado. Para evitar que isso aconteça, mantenha a organização em dia, assim como os ambientes limpos e propícios à qualidade de vida. É preciso que o colaborador se sinta bem no ambiente em que vai passar 1/3 do dia.

Implante programas de desenvolvimento

Motivar hábitos de sucesso é fundamental no processo de estímulo dos funcionários. A franquia Empresta, por exemplo, promove um programa ao longo de um ano com o objetivo de criar bons hábitos, exercitando a força de vontade, a importância dos grupos de apoio para autoconhecimento e autodeterminação, entre outros.

Com ações que enfatizam a gratidão, o elogio, o aprendizado, muitos colaboradores estão fazendo a diferença, demonstrando uma excelente evolução. Assim, eles se conhecem mais, ficam mais motivados e ainda recebem recompensas. São atitudes que melhoram o atendimento e a satisfação dos clientes, ou seja, contribuem com o sucesso da franquia.

Portanto, invista também na motivação de funcionários e faça com que sua franquia esteja sempre na vanguarda no meio de atuação.

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