Missão, visão e valores: qual a diferença entre eles?

No mundo dos negócios, há três palavrinhas mágicas que definem o perfil de uma empresa: missão, visão e valores. Mágicas porque elas formam o tripé que servirá como a identidade da companhia e como ela quer ser vista pelos clientes, parceiros e concorrentes. A sua base fundamental e o tipo de atividade é que determinarão cada um desses termos.

Porém, definir cada uma dessas palavras para servir de vitrine da empresa nem sempre é tarefa fácil. Além disso, entender cada termo pode gerar uma certa confusão e dificultar o processo de elaboração. Por isso, preparamos este artigo para que não reste mais dúvidas e para que você possa escolher a descrição ideal para o seu negócio. Boa leitura!

Entendendo o conceito de missão, visão e valores

Ter em mente qual é a missão, a visão e os valores de uma empresa é fundamental para planejar os próximos passos. A partir daí, é possível elaborar um plano estratégico para se posicionar no mercado e entender bem como a empresa deseja desenvolver suas atividades e como será a voz, pois, sem ter clareza desses pilares, é difícil fazer com que todos sigam a mesma direção.

Por isso, vamos identificar cada um dos termos a seguir, nos próximos tópicos.

O que é missão?

A missão de uma empresa representa o que ela realiza, de fato, para a sociedade. É o porquê da existência de uma companhia, ou seja, a razão pela qual ela foi criada. A missão deve vender exatamente o que a empresa entrega, qual seu tipo de serviço ou negócio e de que forma ela agrega valor para o seu cliente e para o mercado.

Esse termo deve ser bem objetivo, definido em uma frase direta e que não dê margens para dúvidas sobre o tipo de trabalho que é realizado. Mas sua definição deve ser elaborada com estratégia para conquistar as pessoas ao lerem um conceito que seja certeiro. Pense nas seguintes perguntas para conseguir entender melhor e ter uma ideia de como elaborar a definição de “missão” para sua organização:

  • o que a minha empresa faz e como ela beneficia o meu público-alvo;
  • de que forma ela realiza o trabalho e que proposta de valor agrega;
  • como a empresa realiza suas atividades e quais são os diferenciais que posso ressaltar.

Veja, por exemplo, a missão do Google: “Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos“. Viu como é uma definição objetiva e que entrega o que a empresa faz com clareza? O importante, ao definir uma missão, é ter em mente pontos como “o que fazemos”, “como fazemos”, “para quem fazemos”, “por que fazemos” e, se possível, “onde fazemos”.

O que é visão?

Conceituar a visão de uma organização pode ser uma das tarefas mais difíceis dessas três. Isso porque a visão deve ser muito clara e definir aonde a empresa quer chegar e qual o patamar deseja alcançar no futuro. Assim como a missão, o ideal é que a visão também seja escrita de forma objetiva, definida em uma frase direta e que não deixe dúvidas para quem lê.

Para definir esse conceito, é fundamental trabalhar com indicadores e metas, e esses servem para pautar o planejamento da empresa para o futuro. Pense em quais objetivos ela quer (ou precisa) atingir nos próximos anos. Mas nada de sonhar alto demais e tirar os pés do chão, hein? Um bom conceito de visão é aquele realista, porém, que não precisa deixar de ser ousado.

O mercado não deve ser enganado por uma definição de visão que não transmita um cenário real, tangível, pois, do contrário, a empresa pode perder a sua credibilidade. Veja um exemplo claro de visão da Fiat: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”. Direto e que informa qual seu desejo para o futuro, certo?

O que são os valores?

Já os valores vendem os princípios, valores éticos, crenças e a motivação adotada pela empresa. É como se a ela dissesse assim: “nós acreditamos nisso e essa é a nossa filosofia de vida”. É também por meio dos valores que os colaboradores podem se pautar sobre o posicionamento da empresa e adotar os referidos conceitos para se conectarem à empresa e vestirem a camisa.

Os valores também são muito utilizados nos processos seletivos e na descrição das vagas que entregam o perfil de profissional que buscam, e que, de preferência, tenha os valores parecidos com os da empresa. Adjetivos costumam ser muito utilizados em companhias que tem uma identidade jovem para definir seus valores, como “antenados”, “autênticos”, “comprometidos” e “inovadores”.

Já empresas mais tradicionais (estão aí também os seus valores!), como a Avon, por exemplo, definem seu conceito como “Confiança, respeito, crença, humildade e integridade“. Um bom modo de entender esse termo, concorda? Os valores, geralmente, são definidos por tópicos, ao contrário das frases curtas dos dois acima. Mas a criatividade fica a cargo da empresa. Não há um padrão definido.

A importância da missão, da visão e dos valores para a sua franquia

Ao pensar estrategicamente e elaborar cada um desses termos é fundamental que eles não fiquem só no papel ou no site da empresa, mas sim, que se tornem, juntos, um alicerce para a conduta de todos dentro da empresa. E também não sirvam só para ser uma máscara para tentar passar credibilidade para os clientes. É importante colocar isso na prática, todos os dias!

Assim também como é essencial fugir do clichê adotando frases prontas, do mesmo jeito que todo mundo faz, sem fazer um sentido verdadeiro para o negócio. Determinar a missão, a visão e os valores de uma empresa deve ser intrínseco e fiel ao verdadeiro trabalho que ela entrega e deve dar base para o posicionamento adotado internamente.

Pensar na missão, visão e valores é elaborar a identidade da marca com cuidado e preservar para que ela seja seguida por todos. E só depois de definidos os termos é que os planos de negócios poderão ser traçados, colocando em prática tudo aquilo em que a empresa acredita, obtendo o sucesso esperado.

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