Quais são os segredos de uma mentalidade empreendedora?

Quebra de paradigma, mudança de mindset e mentalidade empreendedora são termos muito utilizados atualmente para demonstrar o quanto o mundo está mudando aceleradamente. E para seguir essa transformação, é preciso desenvolver o empreendedor que existe dentro de você.

É importante saber que isso não diz respeito somente aos negócios. O sentido é mais amplo e pode ser um conjunto de fatores que vão ajudar a atingir suas metas, a resolver problemas e até mesmo influenciar o comportamento da sociedade. Veja como a mentalidade empreendedora pode inspirar tantas situações novas a seguir!

Conceito de mentalidade empreendedora

Primeiro, é preciso entender que esse termo vem de “empreender”, que é derivado da palavra francesa entrepreneur, segundo o autor brasileiro Idalberto Chiavenato (2012, p. 6). Foi empregado pelo economista Richard Cantillon em 1725 com o propósito de designar uma pessoa que assume riscos.

Logo, tornar-se empreendedor é ser uma pessoa que começa um novo negócio com outra forma econômica e de gestão, talvez explorando novas tendências de recursos, materiais e tecnologias.

Muitas vezes, atua em um nicho de mercado que ainda não foi aproveitado, para desenvolver produtos ou serviços visando resolver as dores dos seus clientes. No entanto, essa qualidade pode ser aproveitada em outros setores da vida.

O profissional com esse perfil consegue desenvolver uma mentalidade empreendedora porque tem habilidade de analisar as situações de outra maneira. Ele é guiado por ver brechas no mercado e identificar oportunidades de negócio inovadoras.

Nesse processo, a criatividade é muito importante, ampliando as possibilidades e a visão crítica. Sem o medo de transmitir seus conhecimentos, esse indivíduo se torna capaz de resolver o problema de outra pessoa.

Princípios de uma mentalidade empreendedora

Pensar diferente e fora da caixa

Uma mentalidade empreendedora resulta em criar oportunidades, encontrar soluções para os problemas, enxergar outras perspectivas, ter novas ideias, apresentar inovações para implementar em um negócio e desenvolver aspectos da vida pessoal e profissional para atingir os resultados mais rapidamente.

Tomar decisões

A pessoa com perfil de empreendedor se sente desafiada a todo momento para realizar o que deseja mesmo correndo riscos. Ela não enxerga nada como obstáculo, e sim oportunidades em todos os setores: financeiro, familiar ou psicológico. Age diferentemente de outras pessoas, tomando decisões em ambientes inseguros e de pressão, pois tem alto nível de confiança.

Ter visão estratégica do negócio

A mentalidade empreendedora proporciona uma visão estratégica do negócio, porque o profissional é flexível e se reinventa para driblar as adversidades sem se acomodar. Seu cérebro é estimulado a todo instante para encontrar caminhos, visando à realização de um objetivo pessoal ou profissional. Sua visão está no presente e no futuro.

Ir em busca de oportunidades

Como é um agente de inovação, independentemente de estar lidando com um negócio, dentro de uma empresa, buscando empregado ou desenvolvendo a mentalidade empreendedora, ele está sempre aberto a mudanças de comportamento e a ações empreendedoras para encontrar novas perspectivas.

Enfrentar o medo de erros e fracassos

Sua postura de protagonista, é de quem sabe que colherá o que for plantado. Mesmo que tenha alguns fracassos, o empreendedor procura aprender com os erros. Além disso, evita guardar mágoas, frustrações ou decepções, desenvolvendo um filtro para a negatividade, afinal, precisa manter-se saudável também no nível psicológico.

Dessa forma, devido à atitude de se aventurar em busca de um negócio ou outra meta com a certeza do sucesso, independentemente da sorte, a mentalidade empreendedora separa os protagonistas da sociedade das demais pessoas.

Quer aprender mais sobre como construir uma mentalidade empreendedora? Assine nossa newsletter no menu à sua direita para receber outras dicas!

2 opiniões sobre “Quais são os segredos de uma mentalidade empreendedora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *