Marketing de serviços: o que é e como usá-lo na sua franquia?

Se você é empreendedor, gosta de acompanhar o mercado e entender sobre administração e marketing, deve conhecer uma frase que diz “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho“. Esse era o pensamento de Peter Drucker, que foi um professor e escritor considerado uma das principais personalidades da administração.

E por que citamos essa frase? Porque ela define muito bem o conceito de do que é marketing de serviços. Você sabe convencer o seu cliente de que é bom naquilo que faz? Ou melhor, você o conhece o suficiente para atraí-lo, encantá-lo e propor estratégias para que ele se fidelize e indique você para outras pessoas? Ficou na dúvida? Continue a leitura para entender mais!

O que é o marketing de serviços?

Para entender esse conceito, é importante ter clara a definição do que é marketing: é o estudo do mercado. Enfatizando um pouco mais, é aprender sobre o mercado para saber como aproveitá-lo e elaborar melhor as estratégias de venda e de relacionamento com os clientes.

Por meio do marketing, as empresas podem traçar objetivos para promoção, distribuição, comunicação e retenção de seus consumidores a fim de atrair, conquistar e fidelizar seu público e, consequentemente, ganhar espaço no mercado.

Entendida essa definição, vamos para a área do marketing de que estamos tratando neste artigo, o marketing de serviços. Essa expressão conceitua uma série de técnicas para promover, divulgar e vender serviços da sua empresa, que são os bens intangíveis (e não produtos em si). Lembra de quando falamos em entender o cliente e encantá-lo? O marketing de serviços tem essa premissa.

Qual a importância dele para as franquias financeiras?

A empresa que aposta em um marketing de serviços bem-feito é capaz de ofertar um diferencial competitivo e criar um relacionamento saudável e duradouro com seus clientes. É por meio dessas ações que é possível conhecer quem é o seu cliente, do que ele precisa, qual valor o seu serviço tem para ele e de que maneiras você pode oferecê-lo e, ao mesmo tempo, encantar e reter seu público.

Como aplicá-lo em sua franquia?

O marketing de serviços utiliza alguns pilares básicos que vão além dos 4 P’s tradicionais do marketing. Nesse caso, são acrescentados outros quatro importantes conceitos que fazem toda a diferença para entendermos exatamente o ponto fundamental dessa área da estratégia mercadológica. Vamos explorar os seus 8 P´s!

1. Produto

Como estamos falando de serviços, você pode estar se perguntando “produto?”. Acontece que esse termo aqui vai além do conceito tradicional de produto visto com objeto, como algo tangível. Nesse sentido, estamos tratando do valor agregado do que é prestado ao cliente.

Vamos citar um exemplo utilizando o marketing para franquias. Pense nas seguintes perguntas: do que meu cliente precisa neste momento? O que este empréstimo vai fazer pela vida dele? Quais sonhos serão realizados? Quais problemas serão solucionados com a ajuda deste financiamento de que ele precisa? Que “produto” posso oferecê-lo para resolver determinada situação?

2. Preço

Aqui deve estar claro o quanto vale o seu serviço. Quanto tempo você, seus parceiros e sua equipe se dedicaram para oferecer o que oferecem? Além de ter que levar em conta o seu lucro, neste pilar também estão embasados o custo do seu serviço e como você pode repassá-lo ao cliente satisfazendo também a necessidade dele.

3. Praça

Onde você vende ou vai vender seu serviço? É o campo de atuação, o espaço em si e as formas pelas quais o serviço pode ser explorado. Será por meio de loja física ou pela internet? Será em uma pequena cidade, onde não há concorrência, ou em uma capital com bastante oferta? Isso deve ser levado em consideração na hora de traçar as melhores estratégias.

4. Promoção

Diferentemente do que vemos no varejo, a promoção em marketing de serviços é a divulgação do serviço em si. Pense em como você vai disseminá-lo, em quais meios vai utilizar. Será por meio de posts no Facebook e Instagram? Via anúncios em jornais, revistas ou pela internet? Vai realizar uma ação na loja para atrair clientes e encantá-los? É só usar a criatividade!

5. Pessoas

Quem são os profissionais envolvidos nas ações de marketing da empresa? São todas as pessoas que atuarão ao seu lado na promoção da prestação de serviços. Mas, muito além de escolher essas pessoas, o mais importante é saber engajá-las e envolvê-las para que elas se motivem a oferecer a excelência aos clientes e sintam vontade de vestir a camisa do empreendimento em prol dos resultados.

6. Produtividade

Está aí um pilar que pode ser entendido com um desdobramento do tópico anterior. Uma equipe comprometida e feliz com seu trabalho tem muito mais chances de ser produtiva e entregar a excelência aos seus clientes. Não adianta nada atrair e encantar seu público se na hora da entrega sua empresa deixa a desejar, concorda?

7. Prova

A prova diz respeito à capacidade de provar que seu serviço tem qualidade. Aqui as evidências são cruciais para passar a credibilidade da empresa e podem ser: reputação no site, comentários dos clientes sobre a organização, compartilhamento de conteúdos por parte deles ou ainda uma boa comunicação visual que seja capaz de causar boa impressão em quem está no local.

8. Processos

Se referem ao fluxo de trabalho interno, à metodologia utilizada para que cada atividade seja feita dentro da empresa. Isso conta muitos pontos quando o processo é realizado de forma transparente, pois, quando o cliente entende cada etapa, que cada procedimento é realizado pensando em entregá-lo o melhor, ele se torna seu parceiro e passa a enxergar a marca de uma forma mais íntima.

O marketing de serviços é uma ótima ferramenta para elaborar as melhores ações e promover o crescimento do seu negócio de forma saudável. Aposte em cada uma dessas dicas acima, pense em soluções estratégicas, engaje sua equipe e aguarde os resultados.

Gostou deste post? Então aproveite a visita e conheça algumas dicas de como fidelizar seus clientes.

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