Gerenciamento de crise: dicas inteligentes para o seu negócio

Geralmente, gestores e empresários não trabalham pensando na possibilidade de algo dar errado e causar impacto negativo nas empresas. Sendo assim, o gerenciamento de crise é muitas vezes inexistente nas organizações, causando prejuízos até mesmo difíceis de serem calculados.

Por isso, é primordial estar preparado e com equipe treinada para agir com rapidez e evitar maiores problemas. Esperar que os problemas aconteçam para depois correr atrás e solucioná-los é trabalhar contra os próprios negócios. Vamos conhecer mais sobre gerenciamento de crise e saber algumas dicas de gestão para sua franquia? Confira a seguir.

Saiba qual é a importância do gerenciamento de crise

Inicialmente, você sabe o que é gerenciamento de crise? São ações conjuntas que identificam os locais e situações que possam trazer riscos para as empresas caso ocorra algum problema. Desse modo, é necessário desenvolver boas práticas para evitar que elas aconteçam ou então reduzir ao máximo os prejuízos que podem provocar.

Para entender melhor, vamos exemplificar: a Johnson & Johnson teve algumas cápsulas de Tylenol envenenadas por alguém de fora da empresa. Isto provocou a morte de sete pessoas. Ao saber do ocorrido, o departamento de gerenciamento de crises do laboratório recolheu todos os medicamentos imediatamente, mas, mesmo assim, teve uma perda de US$ 100 milhões.

O impacto não foi maior porque a empresa tem grande credibilidade no mercado. Desde que seja bem-estruturada, a previsão de uma crise traz inúmeras vantagens à franquia, como:

  • diminui o impacto do fato interna e externamente;
  • permite uma ação ágil e eficaz;
  • preserva a imagem da empresa no mercado;
  • evita que problemas parecidos se repitam;
  • demonstra o respeito que a empresa tem com a sociedade e acionistas;
  • impulsiona as equipes de trabalho;
  • melhora as chances de sobrevivência do negócio.

Conheça dicas inteligentes para realizar esse processo

Faça um diagnóstico do que aconteceu

Se nada tiver ocorrido, faça o gerenciamento de risco vislumbrando alguns cenários e desenvolva planos de ação para serem praticados. Proponha soluções para possíveis fatos desde a produção, prestação do serviço até o envolvimento de parceiros.

O objetivo é manter a franquia segura e em atividade, além de garantir os recursos financeiros, humanos e tecnológicos para serem usados a qualquer momento. Porém, caso tenha acontecido algo, verifique todas as informações, entre em contato com o responsável pelo fato e entenda o que houve para definir as melhores ações a serem realizadas.

Crie um plano de ação para solucionar o problema

Seja proativo e já tenha um plano de ação, uma equipe definida para gerenciar a crise o mais rápido possível e metas SMART elaboradas para atingir os objetivos propostos. Dê a eles todas as informações e disponibilize recursos e ferramentas necessárias para que os profissionais realizem seu trabalho com eficiência.

Aprenda com o erro

Levante todos os erros que causaram o fato para que a franquia avalie de forma madura e trabalhe na prevenção. Demonstre a situação para os envolvidos e compare como ela foi tratada no planejamento. Em seguida, melhore a ação e mantenha todos preparados, caso ocorra novamente.

Aja de forma rápida

O gerenciamento de risco começa no plano de negócios para que ações sejam realizadas rapidamente visando à redução dos impactos negativos. Por isso, é preciso identificá-lo usando ferramentas e aplicativos que auxiliam no acompanhamento dos dados da franquia. Isso permite encontrar falhas, além de otimizar o trabalho.

Resumindo, os empresários precisam ter uma mudança de mindset frente às crises e erros para que suas ações sejam estratégicas e positivas tanto à empresa quanto à sociedade. Afinal, o gerenciamento de crise é indispensável e garante segurança e bem-estar aos colaboradores, clientes, parceiros e demais envolvidos.

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