Entenda o que é preciso para fazer marketing para franquias

Você tem alguma noção de como se faz marketing para franquias? Elas têm regras a serem seguidas pela rede, como questões culturais e regionais, além das formas de comunicação da marca, tudo de maneira padronizada. Com uma visão estratégica, as ações atendem os clientes, os franqueados e toda a rede.

Nós preparamos este artigo para ajudar você a entender melhor por que é importante investir em marketing e quais estratégias podem ser adotadas. Então, continue a leitura!

Confira a importância de investir no marketing

Toda empresa, por menor que seja, precisa de ações de marketing, pois nele se concentram a inteligência competitiva e a estratégia para que o mercado possa ser estudado em seus pontos fortes e fracos, assim como as ameaças e as oportunidades. Assim, são analisados recursos para atender os desejos dos clientes.

O marketing deve ser visto como investimento e não gasto, já que muitas vezes é na retração do mercado que ele proporciona o crescimento da empresa, fidelizando clientes e aumentando a lucratividade, oferecendo produtos e serviços que os consumidores precisam.

As vendas e as propagandas fazem parte do marketing, mas ele é mais profundo. Há um estudo sério do mercado com pesquisas e análises para que as empresas atinjam suas metas.

Veja as estratégias que podem ser adotadas

Existem estratégias tanto para pontos de vendas como para mídia digital. O importante é manter a padronização e comunicar o conteúdo aos consumidores.

Avalie e estude o público-alvo

No modelo de negócio de franquias, existem dois públicos-alvo, sendo os consumidores dos produtos ou serviços e os empreendedores que se interessam pelas franquias. Assim, é preciso trabalhar ambos, apesar de haver uma preferência pelo consumidor final.

Contudo, o franqueador não pode se esquecer de que é o investidor que disseminará a sua marca e se tornará um parceiro da empresa. Dessa forma, quando montar o site de sua franquia, leve o empreendedor para uma página com as informações sobre ela. Se possível, exiba um guia de como se tornar um franqueado.

Transmita credibilidade

Credibilidade é uma palavra importante para os negócios. Afinal, uma marca padronizada demonstra seriedade e confiança para seus clientes.

Além disso, em seu site deve haver a história da empresa, o posicionamento, informações sobre o mercado em que atua, vantagens e depoimentos de franqueados. Tudo isso para transmitir credibilidade, a fim de que os empreendedores se interessem e entrem em contato, querendo mais dados para um possível negócio.

Esteja nas redes sociais

É imprescindível que as empresas estejam nas redes sociais, já que elas são canais de relacionamentos dos clientes com a marca. Além disso, são um veículo de informação para que os seguidores estejam sempre atualizados acerca das novidades.

As empresas We are Social e Hootsuite realizaram um estudo chamado Digital in 2018: The Americas”, em que ficou constatado quais são as principais redes sociais que o brasileiro mais acessa. O YouTube é o mais visitado com 60% dos acessos, o Facebook ficou com 59%, o WhatsApp com 56% e Instagram com 40%.

Diante desses resultados, é visível que as estratégias de marketing das empresas não podem deixar essas ferramentas de fora das ações, porém a empresa precisa definir em quais redes devem estar de acordo onde se encontra o seu público.

Busque a inovação para se destacar

No marketing para franquias, a inovação é sempre bem-vinda. Por isso, analise as oportunidades para melhorar os processos dentro da empresa e trazer mais rentabilidade. Além disso, compartilhe alternativas com a rede e seja proativo para ganhar a confiança do franqueador.

Portanto, aproveite as ferramentas de marketing para franquias que o mercado oferece. Invista em blog, tráfego, e-mail marketing, entre outros, para alavancar a marca e criar relacionamento com os clientes.

Gostou deste conteúdo? Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então veja as vantagens de uma franquia para que possa investir em um negócio com segurança.

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