Diferencial competitivo: qual a importância dele para a sua empresa?

Diversos empreendedores ainda não sabem o que é, de fato, um diferencial competitivo e nem como desenvolvê-lo. Primeiramente, é preciso entender que, além de conhecer bem a concorrência, é necessário enxergar as carências e desejos dos clientes. 

Compreendendo isso, é o momento de desenvolver as possibilidades de soluções para atender o mercado consumidor. Alguns diferenciais podem ser o preço, a qualidade, assistência técnica, entrega, entre outros. Mas, para saber melhor o assunto, continue a leitura e preste atenção nas dicas!

O que é diferencial competitivo? 

diferencial competitivo é o conjunto de atributos que destacam uma empresa de seus concorrentes. É o motivo que leva os clientes a comprarem de sua organização. Porém, estas características precisam ser importantes e únicas de verdade, para os consumidores se interessarem pelos produtos ou serviços. 

No entanto, isto não está relacionado somente à qualidade desses, mas à entrega, tempo de espera, formas de descarte e outros benefícios variados. Afinal, o seu negócio precisa ter uma boa proposta, ser competente e entregá-la adequadamente, para que a experiência seja a melhor possível e, dessa forma, conseguir fidelizar os clientes

Qual a importância do diferencial competitivo para a sua empresa? 

Quando um negócio tem diferencial competitivo, ele pode ser uma ferramenta de marketing, desde que a divulgação seja de maneira adequada e tenha uma visão estratégica para alcançar os resultados desejados. Isso possibilitará que as pessoas comentem, no mundo virtual ou real, sobre a empresa, destacando a experiência de uma compra ou o atendimento no pós-vendas, por exemplo. 

Para que isso ocorra, não é preciso ter vários diferenciais, mas, sim, um único que seja capaz de chamar a atenção dos clientes e que eles o considerem relevante. Obter muitos diferenciais não atrairá os consumidores, muito menos aumentará as suas vendas. Desse modo, tenha foco no cliente e na divulgação das vantagens oferecidas pela sua empresa. 

Como desenvolver ou identificar um diferencial competitivo? 

O diferencial competitivo pode estar relacionado ao produto ou serviço, ao atendimento do consumidor, às estratégias de relacionamento, à maneira de efetuar a entrega, entre outros. O desafio está em encontrar a oportunidade para se diferenciar dos concorrentes.

Acompanhar a gestão de dados e a tecnologia é uma forma de encontrar possibilidades e promover mudanças para se destacar no mercado em que atua. Observe algumas dicas a seguir. 

Desenvolva um propósito para a empresa 

Comece a avaliar a sua empresa, as características dos produtos e serviços, para encontrar o que pode ser inovador. Talvez sejam ações de sustentabilidade ou uma parceria importante. Algo que não seja fácil de ser copiado. Aproveite para analisar o mercado em que trabalha, as soluções que seus clientes procuram para as necessidades deles, como poderá desenvolvê-las etc. Ou seja, tenha um propósito.

Conheça bem os clientes 

Pesquise e saiba tudo sobre o perfil de seus clientes, como a idade, sexo, hobbies, hábitos de consumo e interesses. Avaliá-los permitirá descobrir as suas carências e, assim, poderá oferecer as melhores soluções.

Lembre-se que pode haver mais de um perfil de consumidor e que é preciso compreender a jornada de compras deles, bem como manter os seus dados atualizados no cadastro da empresa. 

Invista em atendimento 

Desenvolva ações que superem as expectativas dos clientes, como o conhecimento aprofundado sobre os produtos pela equipe de vendas, que pode fornecer explicações qualificadas, esclarecendo dúvidas antes da compra.

Usar a inteligência artificial também é interessante, porque possibilita que o cliente seja identificado assim que entra no estabelecimento. Por consequência, o vendedor pode recebê-lo pelo nome, antes mesmo de uma apresentação. 

Outro ponto importante é coletar os dados dos consumidores para que a equipe de marketing mantenha um relacionamento com eles por e-mail, compartilhando informações e promoções personalizadas. 

Em suma, busque um diferencial competitivo que não seja copiado e que tenha o DNA de seu negócio. Sendo assim, quando um cliente pensar em um produto ou serviço que sua empresa tem, logo lembrará dela. 

Agora que já sabe a importância do diferencial competitivo, aprenda como identificar as oportunidades de negócio para que sua empresa cresça. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *