Conheça 5 dicas para melhorar a sua imagem profissional

Você sabia que cuidar da sua imagem profissional é imprescindível para compor o sucesso de seu negócio? Sua atuação e seu sentimento devem ter um tom uníssono, para que os outros o considerem uma pessoa coerente.

Trabalhar bem a imagem profissional ajuda a criar oportunidades de negócios e redes de contato, concretizando-se em contratos fechados. Os clientes buscam profissionais que demonstrem segurança e desempenhem funções diversas, sejam adaptáveis e tragam resultados.

Transmita a segurança que sua área exige de forma efetiva, afinal, sua aparência é seu cartão de visita. De forma racional, pense que maneira quer que os outros o vejam e invista na produção seguindo as 5 dicas que daremos agora. Continue conosco!

1. Seja pontual com seus clientes

Pontualidade indica respeito para com a outra pessoa que marcou um compromisso com você. Se vai haver uma reunião com um cliente, confirme o horário e reforce sua presença na hora certa. Essa atitude ajuda a construir relacionamentos e ganhar pontos frente a concorrentes.

Fazer a gestão do tempo é fundamental — inclusive, apresente-se já com uma pauta predefinida com os principais pontos a serem debatidos, para que dure o tempo necessário. Mostre sua eficiência e até onde pode atuar para auxiliar o cliente.

2. Tenha cuidado com o vestuário para sua imagem profissional

Analise qual o vestuário adequado para a categoria de seu negócio — por exemplo, se for uma academia, não há nada de errado que você se vista de forma esportiva; agora, se sua profissão é de médico, o indicado são roupas e calçados brancos.

Além disso, cuidado com o desleixo. Para os homens, barba e cabelo devem ser sempre aparados e bem tratados, os pelos dos narizes e ouvidos também cortados, unhas sempre limpas e curtas.

As mulheres precisam estar com mãos e pés feitos, cabelos arrumados e com coloração, para não aparecerem os brancos. E, claro, para ambos, um bom perfume, marcando sua presença, mas sem ser enjoativo.

É fato que sua competência está acima de seus cuidados pessoais, no entanto, esses fatores facilitam as relações, gerando oportunidades. Não se esqueça do tom de voz, evitando falar alto e palavras não condizentes com o momento.

3. Seja proativo no desempenho de seu trabalho

Você sabe o que é ser proativo? É ser um profissional que se adianta às necessidades de seus clientes para solucionar problemas antes que se compliquem. Ele consegue ter uma visão estratégica e ampla, percebendo os erros e trazendo soluções.

O bom é que a proatividade é uma qualidade que pode ser desenvolvida de acordo com a personalidade da pessoa, garantindo que a procrastinação não faça parte de seu vocabulário e muito menos de sua agenda e trabalhando para ser uma pessoa entusiasmada e de muito profissionalismo, de modo a sempre causar excelente impressão.

4. Tenha organização em sua empresa

Assim como a pontualidade, a organização é outro ponto importante, pois “tempo é dinheiro”, e desorganização gera perda de tempo.

A otimização de processos permite alcançar resultados melhores em menos tempo. Por isso, mantenha os papéis de sua mesa em ordem, assim como os arquivos no computador nos devidos lugares, para que você ou qualquer outra pessoa possa encontrar um documento quando necessário.

Com tudo organizado e controlado, sua empresa conseguirá entregar para os clientes um serviço de maior qualidade, e qualquer ajuste poderá ser realizado rapidamente. Além disso, uma pessoa organizada cumpre horários e prazos de forma eficiente.

5. Comunique-se corretamente para obter resultados

Ao conversar com as pessoas, olhe nos olhos, dê a devida atenção, mostre interesse fazendo perguntas ou dando dicas, evite se distrair da conversa e busque manter um diálogo de forma prazerosa para ambos.

Caso se sinta inseguro quanto ao vocabulário ou à gramática, procure um curso de português, oratória e expressão corporal. Isso vai ajudá-lo a se expressar melhor e fazer com que sua comunicação atinja o objetivo traçado.

Resumindo, sua imagem profissional deve ser trabalhada para que você se torne uma presença marcante, independentemente se for empregado ou proprietário do seu negócio. Assim, de forma segura poderá oferecer os produtos ou serviços mais eficientes do mercado. Seguindo essas 5 dicas, o caminho do sucesso será construído!

Viu como não é tão difícil? Agora, conheça as tendências de negócios para diversificar seu mercado de atuação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *