Como investir em franquias? 5 erros que você precisa evitar

Pensando em abrir um negócio próprio? Começar uma empresa do zero pode ser arriscado, talvez fosse melhor você considerar sobre como investir em franquias. Este modelo de negócio é um pouco mais caro, mas traz mais garantia de sucesso. 

A prova disso está nos dados da Associação Brasileira de Franchising, ao divulgar que o setor fatura anualmente aproximadamente R$ 160 bilhões, mantendo um crescimento de 7% ao ano, contando com mais de 140 mil unidades e perto de 2.800 marcas de franquias. 

Há inúmeras vantagens em fazer um investimento em franquias, mas é preciso, também, evitar erros que podem transformar seu sonho em pesadelo. Veja quais são eles nos próximos tópicos, para que assim você possa caminhar rumo ao sucesso. 

Conheça as vantagens de abrir uma franquia 

Antes de apresentar os erros, vamos mostrar os principais benefícios comprovados em abrir uma franquia. Confira! 

Trabalhar com uma marca já conhecida 

A franquia é um modelo de negócio testado e aprovado no mercado, assim trabalhar com uma marca que já atua junto ao seu público é bem mais fácil do que construir ela do zero. Uma vez que ela existe, há departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e relações públicas que desenvolvem a divulgação da rede perante os seus consumidores em grande escala. O que é um grande ganho para o empreendedor. 

Oferecer mais segurança para o investidor 

Quando você investe em uma franquia, é feito um contrato para que o franqueador e o franqueado estejam segurados juridicamente contra revisões do acordo. Isso permite que ambos desenvolvam e aperfeiçoem seus negócios para atenderem um mercado cada vez mais exigente. 

Contar com suporte no empreendimento 

Ao ser um franqueado, você receberá um treinamento para saber como fazer a gestão de sua unidade, porém, mesmo depois disso, terá o suporte da rede para assuntos relacionados a contabilidade, jurídico, tributário, comunicação etc. Essa consultoria evita que o empreendedor tenha dificuldades por desconhecimento, permitindo sobrar tempo para investir no bom resultado da empresa. 

Saiba como investir em franquias evitando os principais erros 

Você conheceu as vantagens e se interessou? Agora, quando for investir, esteja atento aos erros que podem fazer com que você perca dinheiro nesse negócio. 

1. Não pesquisar as redes e a lei do franchising 

Antes de tomar uma decisão, pesquise bastante sobre as redes nas quais está interessado. Consulte os franqueados. Veja os valores que as marcas cobram dos custos de franquias, como: royalties, fundo de promoção, investimento inicial, resultado líquido, análise de crédito e Circular de Ofertas das Franquias são alguns deles. 

2. Não fazer uma análise de mercado (SWOT) antes de escolher sua franquia 

Entrar em um mercado sem analisá-lo é um grande erro, pois, quando for abrir um negócio, você precisará saber as vantagens e desvantagens, as probabilidades daquilo dar certo, se é um mercado de consumo rápido, se o público tem interesse nos produtos ou serviços, como é a sua atuação, quem são os concorrentes e o que eles têm de diferenciais.

Outro dado relevante a ser considerado é a conjuntura econômica e política do Brasil. Veja se realmente é o momento certo para abrir sua empresa e se os produtos com que vai trabalhar não sofrerão alterações cambiais, o que influenciará no seu custo e preço final. Resumindo, você obrigatoriamente tem que fazer a análise SWOT para saber as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. 

3. Não buscar conhecimentos de gestão administrativa e financeira  

A franquia não é um emprego, e sim um modelo de expansão de negócio que foi testado e aceito pelo mercado. O que não significa que dará certo para todas as pessoas, pois existem fatores a serem considerados junto ao empreendedor — sendo um deles, o conhecimento de gestão administrativa e financeira. 

Por mais que a franqueadora dê treinamento e suporte na área de gestão, você tem que ter mais conhecimento sobre o assunto, para estar preparado perante as adversidades que possam surgir, como também se manter atualizado diante das mudanças do mercado. 

4. Não ter capital de giro e não se dedicar ao negócio 

Evite colocar todo seu dinheiro no negócio, pois, ao começá-lo, deverá ter capital suficiente para manter as operações até ele dar lucro. Faça um planejamento financeiro e mantenha uma reserva, porque imprevistos sempre acontecem.  

Verifique qual o investimento inicial divulgado pelo franqueador e a partir de quando a unidade atingirá seu ponto de equilíbrio. Analise também o capital de giro necessário para pagar as despesas neste período, de forma que possa manter a qualidade no atendimento, até que a empresa esteja se sustentando para começar as retiradas. 

Além da questão financeira, o empreendedor tem que vestir a camisa de sua empresa, se dedicando a ela e a franqueadora para que haja sucesso. É um trabalho conjunto para que o negócio atinja seus objetivos. 

5. Não coloque seu dinheiro em marca sem afinidade 

Durante suas pesquisas de mercado, procure por franquias que tenham afinidade com seus valores, estilo de vida, produtos ou serviços que você goste e já use, de preferência. Saiba qual é a experiência do cliente ao consumir a marca. 

Caso goste da franquia, mas ainda não usou, solicite amostras e, então, vá até um franqueado como cliente para conhecer os produtos ou serviços, o ambiente e o atendimento. É preciso acreditar que a marca é boa para conseguir vender. 

Empreender não é uma tarefa fácil, mas seguindo os critérios aqui ensinados é possível fazer com que seu negócio tenha lucratividade, afinal, foram mostradas as vantagens e como investir em franquias sem cometer erros. Faça suas pesquisas para que em um futuro, nem tão distante, você faça parte das mais de 140 mil unidades de franquias no Brasil. 

Franquia Empresta, por exemplo, atua no mercado de crédito com inovação e competitividade, valorizando sua equipe e mantendo um processo contínuo de expansão. Sua marca oferece benefícios de alta lucratividade, baixo investimento, sem cobrança de royalties, sem estoque, baixo capital de giro, mix de produtos e retorno rápido. 

Assim, entre em contato com a Franquia Empresta para que ela tire qualquer dúvida sobre como investir em franquias e dê mais informações relacionadas a este modelo de negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *