Veja como definir metas para a sua franquia!

É comum que empreendedores em início de carreira tenham dúvidas sobre como definir metas para sua franquia. No entanto, ter objetivos claros sobre seu negócio é essencial para que você consiga direcionar melhor as ações necessárias para alcançar o resultado desejado.

Contudo, para que as metas de seu negócio sejam válidas, é preciso fazer um bom planejamento, pois mais importante do que ter objetivos é traçar metas que estejam de acordo com a realidade de seu negócio. Neste artigo, vamos dar 4 dicas de como fazer isso. Confira!

1. Trabalhe com as metas SMART

A ferramenta SMART é um método inteligente para definição de metas. Ela funciona como um checklist no qual cada meta é verificada e avaliada a fim de que se conclua se ela tem os requisitos necessários para chegar ao resultado desejado.

Por meio da ferramenta SMART, você consegue criar metas específicas, identificar se ela é atingível e relevante para sua empresa. Além disso, esse método ainda permite constatar se aquele objetivo é mensurável, afinal criar uma meta que não pode ser medida dificultará o acompanhamento do desempenho.

2. Pesquise sobre o mercado para criar metas relevantes

Como está o mercado de franquias no ramo em que você atua? As vendas estão boas ou a concorrência está tendo dificuldades para vender seus produtos? Procurar respostas para essas e outras perguntas é essencial para saber como definir metas para seu negócio.

Não adianta querer triplicar o faturamento em 3 meses se o mercado no qual você está inserido não tem demanda o suficiente — é preciso ter visão estratégica. Traçar metas alcançáveis e de acordo com a realidade de seu negócio é a melhor forma de não se frustrar e alcançar os resultados desejados. Outro fator imprescindível é estabelecer um prazo para que as metas criadas sejam alcançadas.

3. Crie planos de ação

Depois de estabelecer as metas para sua franquia, é hora de criar planos de ação. Essa etapa consiste em um conjunto de medidas adotadas que vão contribuir para que a empresa tenha resultados satisfatórios.

Esses planos incluem quais estratégias de marketing serão adotadas, em quais canais de comunicação as ações serão feitas, quanto será o investimento para atingir as metas desejadas, entre outras decisões importantes. Depois de fazer todo o plano, vale fazer uma análise da viabilidade de cada para verificar se serão realmente úteis para o negócio.

4. Acompanhe os resultados

Depois de fazer todos os passos até agora citados, é hora de acompanhar os efeitos de suas ações. A mensuração permite que você tenha uma visão clara de quais ações estão dando os melhores resultados, quais estratégias precisam ser reformuladas e quais devem ser descartadas para que os objetivos sejam alcançados.

Agora que você sabe como definir metas para sua franquia, não perca tempo: faça um bom planejamento e coloque-o em prática. Dessa forma, você aumenta as vendas de sua empresa, expande seus negócios e pode virar referência para outros franqueados do ramo em que atua.

Gostou das dicas? Confira também nosso artigo sobre como fazer um plano de negócios para alavancar o crescimento de sua empresa!

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