Como atrair clientes e aumentar a receita da sua franquia?

Já percebeu como o consumidor está a cada dia mais exigente? E não é para menos: ele vem sendo bombardeado com novas opções todos os dias para realizar suas atividades, independentemente do segmento. Com um mercado ainda mais acirrado, é fundamental adotar estratégias pensando na atração e retenção de clientes, pois eles priorizam a qualidade, a boa relação custo-benefício e o atendimento diferenciado.

Se você precisa aumentar a receita da sua franquia, está lendo o artigo certo, porque vai aprender agora como atrair clientes e, consequentemente, aumentar o ticket médio, fidelizar aqueles que fazem negócio com a sua empresa e diversas outras dicas. Afinal, você não quer ficar atrás, já que tem tudo para oferecer serviços de ponta, certo? Boa leitura!

Como atrair clientes para sua franquia?

Quando falamos em atrair consumidores, não podemos esquecer de priorizar o ativo mais importante para que isso aconteça com êxito: o trabalho dos colaboradores. Somente com uma equipe altamente qualificada, que se sente valorizada e veste a camisa da empresa, é que se conseguirá sucesso nas ações de conquista de clientes.

A mentalidade de que o cliente deve ser muito bem atendido deve ser adotada por todos na empresa, do mais alto ao mais baixo degrau da hierarquia. Isso reflete na cultura organizacional em geral, pois, ao entender seu papel na equipe, cada colaborador será capaz de vender o perfil esperado pela empresa. Tendo isso em mente, agora confira as dicas que selecionamos;

Conheça seu público de verdade

Sem conhecer o seu público-alvo a fundo não tem como ter uma visão estratégica e elaborar ações eficientes para atraí-lo. Entendendo bem o perfil do seu cliente você conseguirá se aproximar mais dele e propor o que deseja. Isso pode ser realizado por meio da observação pessoal, da realização de pesquisas e consequente análise de dados, abertura para sugestões e outras ações que devem ser pensadas de acordo com o seu negócio.

Invista em atendimento de qualidade

Quando falamos sobre como atrair clientes, pensamos em atendimento de qualidade. E isso vai desde a simples oferta de um cafezinho até a capacitação dos funcionários, os quais devem ser preparados para oferecer atendimento de alto nível tanto para atender e vender quanto para tirar as dúvidas dos clientes e antever e resolver seus problemas.

Faça presença no meio digital

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que, nos dias de hoje, não tenha uma rede social e não esteja sempre conectada, pesquisando alguma coisa pela internet. Assim como as pessoas estão cada vez mais presentes no ambiente on-line, as empresas também devem estar, pois lá estão seus potenciais consumidores.

Investir em estratégias de marketing digital e marcar presença nas principais redes sociais é essencial para otimizar a performance da sua empresa, afinal tudo é elaborado estrategicamente com o objetivo de alcançar o seu público. Já ouviu aquela frase popular que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Ela se encaixa perfeitamente nessa dica.

Além disso, o cliente gosta de se sentir mais próximo da empresa ou marca que aprecia. Nos Stories e Status do Instagram, Facebook e WhatsApp, você pode postar o dia a dia do que acontece internamente, os eventos e treinamentos que são realizados, assim como convidar um cliente para dar um depoimento por meio da rede. Isso também passa credibilidade para a marca.

Invista em atendimento digital

Como mencionamos acima, poucas pessoas ainda não acessam a internet diariamente, seja para pagar contas, pedir comida ou comprar um remédio. Com uma sociedade cada vez mais digital, os clientes priorizam um atendimento rápido e prático feito pelo celular. Se a sua empresa pode oferecer autoatendimento de forma eficiente para eles, por que não ter mais esse bônus?

Realize parcerias com outras empresas que agreguem valor ao seu negócio

Não é porque você tem uma franquia ou um negócio próprio que não pode realizar parcerias com outras empresas. Isso é até recomendado e muito saudável para o seu mercado, pois, ao mesmo tempo que oferece e indica serviços complementares, amplia seu network e tem a chance de receber clientes do seu parceiro também.

Tenha um pós-venda de alta performance

Os clientes precisam ser bem-atendidos tanto durante a venda também quanto no pós-venda. Isso ajuda a reforçar a qualidade da marca — podendo resultar na indicação boca a boca — e a certificar-se de que o consumidor esteja plenamente satisfeito. Além disso, é uma forma de manter um relacionamento para que ele sempre procure o seu empreendimento quando precisar de novos serviços.

Ouça a voz do cliente

Um desdobramento da dica anterior é saber ouvir a opinião e levar em conta a experiência do cliente, entendendo o que ele realmente deseja. Se você tem um público estabelecido, investe em ações para atendimento de qualidade, realiza pesquisas de opinião, mas não coloca em prática os feedbacks que seus clientes dão, ficará muito mais difícil ajustar medidas e traçar planos de ação com o que é realmente necessário para o seu público.

Promova ações e eventos regionalizados

Escolheu um bom ponto para abrir sua franquia? Agora invista em campanhas e eventos de acordo com a região para promover ações que chamem a atenção do público. Por exemplo, se está sendo realizada uma comemoração local, enfeite a loja, estimule a equipe a se caracterizar com o tema do evento e realize pequenos mimos como café especial, brindes, descontos ou o que mais combinar com o seu público.

Essas são algumas das várias estratégias de como atrair clientes, aumentar a receita com vendas e fidelizá-los para que voltem a comprar ou fazer negócio com a sua empresa. Contudo, o fundamental é conhecer o seu público e usar a criatividade a fim de promover ações únicas, já que cada segmento é muito específico e, muitas vezes, a expertise do empreendedor conta muito para desenvolver estratégias de sucesso.

Gostou deste post? Então o que acha de se aprofundar um pouco mais e conferir algumas dicas de como fidelizar clientes de forma eficiente, simples e duradoura? Leia e saiba mais!

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